Falando sobre meu curso…

Oi gente!! Entre um post e outro resolvi aproveitar este espaço para comentar um pouco sobre os meus estudos na Universidade e também para esclarecer que, ao contrário do que muita gente pensa, o curso de Turismo não é só viagem e diversão.

O profissional do Turismo precisa ser multidisciplinar. Saber planejar, administrar, ser comunicativo, profundo conhecedor das áreas de geografia, história e sociologia, fluente em línguas e hoje, com a importância da sustentabilidade, se informar ao máximo sobre a questão ecológica.

Ufa! Haja fôlego pra tanto estudo. Como veem, nem tudo são flores! 

Outro dia li um artigo que dizia que o Turismo pode ser considerado um fenômeno da atualidade. Isto porque na visão turística devemos levar em conta alguns fatores: ambiental, social, econômico e cultural. Achei a leitura coerente, pois como já traçei as suas particularidades: o turismo consiste em um comprometimento com a preservação ambiental, a cultura e desenvolvimento social das comunidades locais envolvidas e por último é considerado uma das alternativas mais promissoras para o desenvolvimento sustentável.   

Neste semestre finalizei três matérias e, como já mencionei, o Turismo é muito abrangente fazendo com que nós estudantes adquiramos ao máximo a multidisciplinaridade que o envolve, para assim nos tornamos profissionais aptos a exercer nossas atividades com sucesso!

Em Patrimônio Natural e Turismo, aprendemos que é necessário reconhecer no ambiente geográfico natural, elementos que podem ser explorados como recursos turísticos e que exigem além da legislação, ações de planejamento e gestão na busca da possibilidade de um desenvolvimento sustentado. A disciplina nos propiciou a reflexão sobre os aspectos sociais, econômicos, ambientais e políticos na relação com o turismo.

Na Gestão de Marketing I foram abordados conceitos e fundamentos essenciais do Marketing, pois, no atual momento histórico em que vivemos são constantes as mudanças devido aos avanços tecnológicos. O estudo aplicado ao Marketing se faz necessário para que às organizações se adaptem às exigências deste novo mercado hiper competitivo.

 Quanto à disciplina de Prestação de Serviços Personalizados, tanto nos deu suporte para identificar melhor o perfil do cliente: as tipologias do turista, agregação de valor aos serviços, padronização X personalização, como também mensurar, fidelizar e superar as expectativas do turista. Todos estes conceitos contribuem para nossa formação como futuros gestores, desenvolvendo em nós uma postura profissional para atender com excelência às expectativas do cliente e fazendo com que isto seja o grande diferencial de nossa oferta.

Finalmente vou ficando por aqui, mas com a certeza de que no decorrer do ano estarei cada vez mais adquirindo novas informações e conhecendo novas ferramentas para minha formação como Turismóloga.

Saudações turísticas e vamos girando!!!

Clí Santos*

Links:

http://www.unisul.br/site-principal/home.html

http://www.unisul.br/unisulvirtual/home.html

 

 

Um pensamento sobre “Falando sobre meu curso…

  1. Está chegando o grande momento hein? em breve poderá intitular-se Turismóloga. Sei que você será uma excelente profissional, seja em qual for o segmento do Turismo em que atue. Sei que essa área sempre foi uma paixão para você, desde sua adolescência. Fico feliz por ver que finalmente está conseguindo realizar um sonho antigo. Muito, mas muito sucesso pra você! Se precisar de uma mãozinha (e do braço inteiro também) estarei sempre por perto.

Deixar mensagem para quandoeutinha8anos Cancelar resposta