Girando pelo Centro-Oeste:Pousada Centro Caraivas.

Considerado o segundo maior bioma do país, haja vista que o primeiro é a Amazônia, o Cerrado, como é popularmente conhecido, abriga vários tipos de vegetações denominadas de savanas. Trocando em miúdos, as savanas são os mais variados tipos de árvores retorcidas de altura mediana e também as vegetações rasteiras que são bem típicas desta região.

Bem, indo para Pirenópolis, fui observando no decorrer da viagem ao longo percursso muitas terras ocupadas por plantações de soja, milho e criação de gado. É quase impossível ver a vegetação nativa do cerrado no trecho: Catalão / Pirenópolis. A imagem é um tanto preocupante: são hectares e mais hectares de terras ocupadas por plantações, máquinas de colheitas e campos e mais campos devastados, prontos para receber o plantio de novas sementes. Lamentavelmente, por aqui, as belas paisagens do cerrado deram lugar aos objetivos econômicos do homem.

Chegando em Pirenópolis, fomos procurar o escritório receptivo da “Pousada Centro Caraivas” para as demais informações sobre nossa estada. Posso garantir-lhes que eles são muito atenciosos. A  recepcionista foi hipergentil e nos deu umas dicas bem legais da cidade, além é claro, sobre as ofertas turísticas que a própria pousada oferecia. Único detalhe que eu “esqueci”…rsrsr…foi de informar meus acompanhantes que esta pousada fazia parte de uma reserva ecológica e que, por isto era totalmente voltada para educação ambiental e preservação da natureza. Neste caso, alguns confortos eram inexistentes, tipo: Tv, internet, telefone etc…Para começar a reserva se localiza na Serra dos Pirineus, a uns 10km da cidade.

Aliás, a proposta era esta mesma: causar um impacto em minha família, ver a reação deles em meio ao contato direto com a mãe natureza, o desapego às atividades que fazem parte de nosso cotidiano. Gostaria que todos buscassem no silêncio, a paz, a partilha, a contemplação, o ser e estar, o conviver e o preservar!

Caraívas é muito aconchegante, apesar de seu modelo rústico e alternativo. Lá os detalhes fazem a diferença. Tudo é oferecido com muito amor. Não havia tomado um café da manhã tão delicioso, tudo natural e integral. O mesmo falo do menu do jantar: optamos por uma pizza vegetariana, hiperleve, suco natural, vinho…vale a pena lembrar que as verduras, frutas e hortaliças são cultivadas na própria reserva.

O ambiente, à luz de lamparinas nos remetia à vida no campo. Um visitante se dispôs a tocar violão, e então fomos informados que uma enorme fogueira com folhas de eucaliptos iria ser acesa…meus olhos brilharam!!  Ficamos sentados, observando em silêncio as fagulhas de fogo desaparecendo ao luar e contemplando a beleza da noite  ao calor da fogueira.  Um momento de paz…

No dia seguinte fizemos trilha na própria reserva. O guia turístico, uma simpatia de pessoa, ia nos informando sobre as várias árvores do cerrado, plantadas e cultivadas na propriedade. Foi uma pequena aula de educação ambiental. Dentre as árvores preservadas no lugar, existe um Jatobá de mais de 100 anos. Fascinante!

Em meio a trilha, chegamos à “Cachoeira Dhyana”…para finalizar nossa aventura. Demais!! Tudo girando em sintonia: as pessoas e a natureza!! A energia e a harmonia do local consagravam aquele momento.

Na pousada, além da prática de autoconhecimento, yoga e massagem terapêutica em ambiente natural, a gentileza com que os funcionários da pousada tratam os visitantes é de uma grandeza fenomenal.

Parabéns ao Centro Caraívas, não só pelos serviços diferenciados, mas também pelo seu conceito de preservação e sustentabilidade que, unidos aos espaços natural e artificial, repletos de espiritualidade e poesia focaliza seus objetivos em propiciar a seus visitantes bem-estar e auto-aprendizado. Provando que é possível desenvolver um turismo com responsabilidade, através da educação ambiental como instrumento de desenvolvimento, ou seja, trabalhando a linguagem de comunicação; emissor, meio e receptor. Com estes elementos a Pousada incentiva seus visitantes a uma consciência ambientalista através da interpretação do meio ambiente.

Quem nos dera que outros empreendimentos turísticos adotassem a mesma prática de Caraivas, propiciando às presentes e futuras gerações a consciência ecológica através da sustentabilidade.

Saudações turísticas!!

*Clí Santos

Link:

http://www.centrocaraivas.com.br/home.html

Anúncios

8 pensamentos sobre “Girando pelo Centro-Oeste:Pousada Centro Caraivas.

  1. Renilson disse:

    Poxa que bacana essa sua “fuga” pela natureza..^^
    Acho mesmo que o ser humano hoje estressado com a correria do dia-a-dia precisa de um lugar que faça esquecer de tudo,apenas sinta a brisa no vento,respire o ambiente novo, e entenda que é Deus que nos proporciona esses momentos, e que com os dias atuais isso pode acabar.. mas enquanto houver oportunidade,o melhor refugio é sempre a natureza..

    Muito bom seu relato disso..
    Quem dera ter uma boa oportunidade assim. (:

    Abraços.
    Puder Retribuir,
    http://redesenhei.blogspot.com

    • Renilson, obrigado!! Felizmente as pessoas estão tendo mais consciência do meio em que vivem e consequentemente estão sendo mais responsáveis. Com o Turismo não é diferente, a procura por lugares ao contato com a natureza, têm aumentado progressivamente. Espero também, que tão breve você possa desfrutar de uma “fuga” pela natureza! Abraços, Clí.

  2. Gina disse:

    Tenho vontade de retornar a essa região para explorar algumas belezas naturais não conhecidas e sua vegetação, que é uma das minhas paixões.
    Grata por estar comigo no twitter!
    Bjs.

    • Gina o Cerrado é um dos biomas mais importantes do nosso Brasil e com certeza fonte de muito estudo. A vegetação, a culinária e as manifestações culturais por aqui são de uma riqueza incontestável. Venha sim, descobrir os mistérios deste lugar mágico! Bjos, Clí

  3. Querida,Clícia Santos!

    Agradecemos muito o carinho!
    São pessoas como você que nos encoraja neste nosso sonho por um mundo melhor!

    Esperamos recebe-la novamente!
    A Reserva Ecológica Centro Caraívas estará sempre de portas abertas para você e sua familia.
    Equipe: Centro Caraivas

  4. Mais uma vez só devo parabenizá-los por todo o trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade. Pois, assim como vocês, acredito neste conceito de turismo responsável.
    E com certeza, estarei em Caraivas em breve.

    abraços e saudações turísticas!
    Clí

  5. Gabriele disse:

    ai que lindo.
    Que bom que você teve a oportunidade de conhecer um lugar tão bonito e rico.
    As fotos ficaram lindas e nossa é um lugar que dá vontade de sair correndo e ir pra lá. Amei.

  6. Gabriele, Caraívas é um lugar inspirador mesmo. Mas, fiquei muito feliz por minhas fotos terem causado esta vontade de você visitar o lugar. Obrigada!
    Clí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s