A cidade do Lago Azul: Três Ranchos/GO.

Três Ranchos é uma cidadezinha pacata. Com seus 4.500 habitantes aproximadamente, ela vai crescendo em passos lentos…eu diria até bem lentos. É calma e tranqüila. Salvo por algumas datas comemorativas e feriados, as quais deixam a cidade muitíssimo movimentada.

Aqui não existe semáforo. Também pudera! A cidade é praticamente cortada por uma avenida..rsrsr. O visitante que por aqui estiver não precisa ultrapassar os 60km/h, não há necessidade de alta velocidade.

O principal meio de transporte dos moradores é a charmosa magrela, que em tempos de preocupação ecológica, virou sinônimo de conscientização por um mundo melhor .  E Três Ranchos já é adepta há um tempinho desta condução de duas rodas. Por aqui as ruas são planas e a cidade é bastante arborizada, o que favorece a prática de umas boas pedaladas. O único probleminha é o calor, pois a temperatura está sempre na casa dos 30ºC…srsrs.

O número de idosos é bastante significativo, basta dar uma volta na praça da Matriz ao meio-dia para ver um aglomerado deles. Assim como nos fins de tarde: as conversas de comadre ao portão, regadas a um cafezinho quentinho, acompanhado de um delicioso pão de queijo…rsrs

Mas o que mais chama atenção neste município e que atrai tantos turistas por estas bandas é o tão cobiçado Lago Azul. Sua extensão chega a 440km. Seu volume de água é tão grande que chega a ser três vezes a Baía de Guanabara (RJ). Inclusive ganhou o apelido de Angra do Cerrado…rsrsr. Nos finais de semana e feriados prolongados é possível fazer passeios de flutuante, Jet-ski e lancha por sua águas. Os turistas apreciam bastante a bela paisagem que o Lago Azul oferece. Várias pousadas e hotéis estão localizadas à margem do Lago. O mais conhecido é o Marinas Resort Hotel, por suas instalações e pela promoção de vários eventos ao longo do ano.

Uma época boa pra vir a Três Ranchos e curtir o agito, é no carnaval, quando acontecem apresentações de bandas no sambódromo, assim como shows de Djs e a presença de carros de som espalhados por toda a cidade. Uma dica legal, nessa época, é assistir ao campeonato de Motocross, pois a cidade goiana é tradicionalmente conhecida no circuito nacional.

Interessante também é a Festa de Nossa Senhora do Rosário que ocorre todos os anos no mês de julho. A religiosidade deste lugar fervilha com as apresentações das Congadas – grupo de dançantes que desfilam pela cidade com suas vestimentas coloridas, sempre cantando em louvor a Nossa Senhora.

O Turismo tem potencial para se tornar à principal economia da cidade, mas, infelizmente faltam investimentos em estrutura e planejamento para alavancar seu crescimento, o que poderia favorecer a comunidade local, já que não existe, no município, muitas opções de trabalho. O que é uma pena, realmente!

Saudações turísticas e vamos girando.

*Clí Santos.

Links:

http://www.tresranchos.go.gov.br/index.php

http://www.portaltresranchos.com.br/home/?Secao=Home

http://www.marinaresort.com.br/

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s